05 julho 2006

JÓIAS PARA HOMENS - COLUNA HOJE - JÓIA BR


No país do futebol, em plena Copa do Mundo, aparece o ídolo Ronaldinho Gaúcho na capa do especial da Revista Veja, cheio de jóias. Foi a confirmação que faltava: a jóia masculina está na moda!

Vemos cada vez mais astros e ídolos usando jóias. Quem não se lembra dos enormes brincos de diamante do jogador inglês David Beckham? Hoje, os jogadores de futebol e os cantores de Rap e Hip Hop não aparecem na mídia sem usá-las.
P. Diddy (Puffy Dad) e o cantor Nelly
fotos: reprodução

Entre esses cantores americanos a adoração pelo ouro chega a extremos, como banhar o vaso sanitário, as torneiras da pia ou as rodas do carro com o metal. A nova onda agora é cobrir os dentes com ouro e brilhantes. Não com um só, como fez a cantora Madona há alguns anos, mas toda a arcada dentária! Um horror! Eles exageram, gastam fortunas, mas divulgam fortemente a imagem do homem usando jóias e quebram de vez todos os preconceitos.

Em artigo recente da Retail Jeweller, Gord Ray, diretor de marketing internacional da joalheria escandinava Georg Jensen, chama a atenção para o crescimento de linhas de jóias masculinas nas grandes marcas e acredita que isto se deva a uma tendência que veio para ficar. Ele revelou que o segundo ítem mais vendido na Georg Jensen é um pingente masculino! Quem poderia imaginar que algo semelhante pudesse acontecer?
A Tiffany tem jóias masculinas tanto em ouro como em prata. A joalheria Garrard, que tem como diretora de criação Jade Jagger, filha de Mick Jagger e amiga de roqueiros e rappers, tem sua coleção com foco no público masculino e famosos “jet setters”.


No Brasil, o joalheiro Guerreiro foi um dos primeiros a investir em peças para homens. Hoje temos a marca Unique, exclusivamente masculina e joalherias, como a Amsterdam Sauer e H. Stern, que apostam nas jóias para homens. Estilistas de moda, como Fause Haten e Alexandre Herchovitch, também acreditam neste nicho e estão criando coleções de jóias.

Paulo Borges (SPFW) usa pulseira de búzios (Fause Haten by Guilherme Duque)
fotos: divulgação

Um trabalho super interessante é o da marca dinamarquesa Pilgrim, em peças de prata e bijus. Eles fizeram uma coleção explorando vários ícones da masculinidade como a caveira, asas, impressões digitais e sinais de trânsito. O resultado foi colocado num belo catálogo, com espaço para um projeto beneficente e com lucro revertido para os movimento dos Médicos Sem Fronteiras.

Não seria ótimo se fosse resgatado o uso da abotoadura? Que homem não fica chique com elas? Na Europa, elas nunca saíram de moda. Podemos encontrar “cufflinks” dos mais divertidos e ousados aos mais clássicos.

Hoje, não é preciso ser metrossexual, übersexual, popstar, ou ter nenhum rótulo para usar jóias. A moda é homem com jóias! Cada um no seu estilo...

por Adriana Costa *

veja mais fotos no site

0 OBSERVAÇÕES

Postar um comentário

<< Home